Sporting - Benfica
Terça-feira, 09 de Fevereiro de 2010
20h15
Este será um jogo de emoções fortes. Derby é sempre derby e reza a história que normalmente vence a equipa que está em pior forma. Será mesmo isso que vai acontecer nesta meia-final da Taça da Liga?
Momentos das equipasO Sporting está numa crise de resultados e vem de 3 derrotas seguidas (1-0 em Braga, 5-2 no Dragão e 2-1 em casa frente à Académica) e estes 3 resultados afundaram ainda mais a equipa na Liga Sagres, onde ocupa o 4º lugar com 27 pontos e colocou-a fora da Taça de Portugal. Isto significa que neste momento, as únicas provas que o Sporting pode ainda vencer são a Taça da Liga e a Liga Europa. Sendo que a Liga Europa é algo muito dificil de conquistar, resta apenas a Taça da Liga o que me faz prever um jogo do tudo ou nada para a equipa de Alvalade que ainda por cima quer limpar a imagem deixada nos últimos jogos.
Do lado encarnado, respira-se outro tipo de confiança. Apesar do empate frente ao Setúbal no jogo do meio da semana passada, a equipa reagiu bem frente ao Leiria e alcançou uma vitória clara por 3-0. Neste momento é líder do Campeonato e tem feito jogos bastante bons e isto faz com que vá para este jogo como favorito, apesar de em princípio, ir jogar com alguns elementos menos rodados, ao contrário do Sporting que irá certamente com a sua melhor equipa.
Listas de convocadosLista de convocados do Sporting: Guarda-redes: Rui Patrício, Tiago e Ricardo Baptista;
Defesas: João Pereira, Abel, Daniel Carriço, Polga, Tonel, Caneira, Grimi e Pedro Silva;
Médios: Adrien, Pedro Mendes, João Moutinho, Miguel Veloso, Pereirinha, Matías Fernandez, Izmailov e Vukcevic;
Avançados: Simana-Pongolle, Yannick Djaló, Hélder Postiga, Liedson e Carlos Saleiro.
Lista de convocados do Benfica:Guarda-redes: Moreira e Júlio César;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Miguel Vítor, David Luiz e César Peixoto;
Médios: Airton, Ramires, Javi Garcia, Carlos Martins, Ruben Amorim, Pablo Aimar, Di María, Fábio Coentrão e Felipe Menezes;
Avançados: Saviola, Cardozo, Kardec, Nuno Gomes, Éder Luís e Weldon.
PrognósticoOra bem, como ambos os treinadores estão em blackout, não foram feitas quaisquer declarações sobre esta partida. Eu penso que vai ser um jogo quente, ainda por cima se recordarmos como acabou a Final da Taça da Liga do ano passado onde o Benfica venceu da forma que se viu, algo que deixou marcas no plantel Sportinguista que quererá certamente vingar-se por isso também.
A motivação deve ser enorme parte a parte no entanto vejo a equipa do Sporting com mais motivos para quereem fazer um bom jogo: recuperar imagem depois de 3 derrotas seguidas e lutar pelo único título a nível interno que ainda podem conseguir.
Claro que o Benfica quer também vencer e fará tudo para o conseguir, mas acho este jogo muito mais crítico para o Sporting do que para o Benfica que ainda por cima vai em principio rodar alguns jogadores. Segundo os jornais, Aimar e Saviola devem começar o jogo no banco.
Apesar de tudo, acho muito difícil apostar no 1x2 uma vez que, mesmo que o Sporting precise mais desta vitória, não me sinto muito seguro a apostar neles uma vez que a equipa não está psicologicamente forte e por outro lado, vejo o Benfica a poder fazer uma boa exibição, como aliás tem sido habitual ao longo desta época.
Acho que a aposta mais sensata para fazer nesta partida é nos golos. Vamos ter um Sporting a querer vencer desde o 1º minuto e a ter a iniciativa de jogo. O Benfica como é hábito vai também jogar ao ataque e num jogo destes não os vejo a defender o 0-0. O Sporting tem de dar tudo para ganhar e o Benfica vai também querer chegar à final por isso vejo um jogo aberto como aliás costumam ser os jogos entre estas duas equipas a contar para este tipo de competições (Taça da Liga ou Taça de Portugal):
2005: Benfica 3 - 3 Sporting Lisbon
2008: Sporting 5 - 3 Benfica
2009: Sporting 1 - 1 Benfica
A minha aposta:
- Mais de 2.5 golos - odd BetClic: 2.20(pick contabilizada)